Perfil Profissional
O Técnico em Eletroeletrônica deverá ter autonomia suficiente para exercer atividades relacionadas ao suporte e implementação de projetos eletrônicos.
A sua atuação passa por todo tipo de empresa privada ou pública, pois com o novo foco do século XXI, traduzido pela sociedade do conhecimento, a eletrônica através do uso da tecnologia digital, se torna ponto incontestável de investimento em qualquer área do setor produtivo.
O Técnico em Eletroeletrônica é o profissional habilitado para ter visão ampla e generalista da Eletrônica, preparado para atuar nas áreas de conhecimento e de aplicação tecnológica em que a Eletrônica está presente: comando e controle industrial; telecomunicações; veículos terrestres, náuticos e aeronáuticos (eletrônica embarcada), equipamentos de informática e médico-hospitalares; outras áreas menos específicas, como equipamentos eletrônicos domésticos.
Visando atender as atividades de instalação, produção e manutenção, o Técnico de nível médio em Eletrônica deverá adquirir as seguintes competências:
- aplicar métodos e processos na produção, instalação e manutenção.
- aplicar normas técnicas de segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial.
- aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.
- aplicar técnicas de medição e ensaios visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.
- avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.
- coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas.
- coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
- desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.
- elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício.
- elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas, correlacionando¬os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.
- identificar os elementos de conversão de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.
- projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.
- projetar produto, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos.
-
acessar sistemas informatizados
- aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em processos de manutenção de circuitos e equipamentos eletroeletrônicos.
- avaliar as características e propriedades dos componentes de circuitos eletrônicos.
- conceituar grandezas elétricas, magnéticas, eletromagnéticas, acústicas e ópticas.
- controlar a qualidade dos serviços de manutenção e instalação de equipamentos.
- configurar e programar equipamentos e sistemas eletrônicos.
- detectar defeitos e reparar equipamentos e circuitos eletrônicos.
- elaborar planilhas de custos de manutenção de circuitos eletrônicos.
- executar projetos de equipamentos e circuitos eletrônicos.
- elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas de equipamentos e circuitos eletrônicos correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.
- especificar e suprir necessidades de treinamento e suporte técnico.
- especificar para setores de compra e venda componentes e equipamentos eletroeletrônicos
- identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos.
- interpretar diagramas esquemáticos, leiautes de circuitos e desenhos técnicos eletroeletrônicos.
- instalar e configurar computadores.
- planejar, em equipes multiprofissionais, a implantação de equipamentos e circuitos eletrônicos;
- projetar equipamentos e circuitos eletrônicos utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica.
- propor melhorias e incorporação de novas tecnologias em equipamentos e circuitos eletrônicos.
- realizar testes, medições, aferição e calibração de circuitos eletrônicos.
Além destas competências, este técnico deverá sempre nortear suas atividades com profissionalismo, o que engloba a autonomia, a assiduidade, a participação, a responsabilidade, o respeito e a postura ética, e ainda o reconhecimento da necessidade de buscar incansavelmente sua atualização.