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CEFET-MG

Perfil Profissional

Última modificação: Quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O Técnico em Informática para Internet deverá ter autonomia suficiente para exercer atividades relacionadas ao suporte e implementação de projetos que estejam no âmbito da aplicação da tecnologia da informação, sobre a ótica do desenvolvimento de soluções.

A sua atuação é necessária em todo tipo de empresa, pois na sociedade do conhecimento a o desenvolvimento de soluções através do uso da tecnologia digital, se torna ponto incontestável de investimento em qualquer área do setor produtivo.

Ao término do curso esse técnico deverá possuir as seguintes competências gerais:

  • identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;

  • instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares;

  • identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares avaliando seus efeitos;

  • analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;

  • selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidade do usuário;

  • desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos;

  • selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;

  • aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software;

  • identificar arquiteturas de redes, utilizar protocolos de comunicação e serviços de rede;

  • identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede;

  • identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede;

  • identificar arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores;

  • organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;

  • executar ações de treinamento e de suporte técnico;

  • aplicar métodos e processos na programação, instalação e manutenção;

  • projetar programas e sítios “Sites”, utilizando técnicas de usabilidade;

  • elaborar projetos, layouts, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos;

  • avaliar as características e as particularidades dos programas aplicativos e do hardware, buscando integrá-los para propor soluções;

  • projetar melhorias nos sistemas convencionais de programação, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias;

  • identificar elementos dentro do processo produtivo, que possam ser otimizados, com a finalidade de gerar uma melhor relação custo x benefício;

  • coordenar atividades que demandam o trabalho e desenvolvimento de projetos em grupo;

  • possuir conhecimento de banco de dados, dentro de arquiteturas Cliente/Servidor;

  • possuir conhecimento para desenvolver aplicações que serão disponibilizadas no ambiente da Internet;

  • Utiliza adequadamente as interfaces do ambiente virtual, sistemas operacionais e aplicativos e realiza procedimentos preventivos à segurança da informação.

Além dessas competências, o Técnico deverá sempre nortear suas atividades com profissionalismo, o que engloba a autonomia, a participação, a responsabilidade, o respeito e a postura, com o conhecimento da necessidade de buscar incansavelmente sua atualização.

Nessa nova modalidade à distância, serão também contempladas as competências gerais do Ensino Médio, conforme Art. 4º da Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998:

  • desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a ser capaz de prosseguir os estudos e de adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento;

  • constituição de significados socialmente construídos e reconhecidos como verdadeiros sobre o mundo físico e natural, sobre a realidade social e política;

  • compreensão do significado das ciências, das letras e das artes e do processo de transformação da sociedade e da cultura, em especial as do Brasil, de modo a possuir as competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania e do trabalho;

  • domínio dos princípios e fundamentos científico-tecnológicos que demanda a produção moderna de bens, serviços e conhecimentos, tanto em seus produtos como em seus processos, de modo a ser capaz de relacionar a teoria com a prática e o desenvolvimento da flexibilidade para novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

  • competência no uso da língua portuguesa, e de outras linguagens contemporâneas como instrumentos de comunicação e como processos de constituição de conhecimento e de exercício de cidadania.